INSCRIÇÕES ABERTAS: 4 CURSOS PROFISSIONALIZANTES SERÃO OFERECIDOS DE FORMA GRATUITA PELA PREFEITURA DE MACAÚBAS EM PARCERIA COM O SENAI

0

A Prefeitura Municipal de Macaúbas através da Secretaria de Assistência Social e em Parceria com o SENAI está trazendo para o município de Macaúbas mais 04 Cursos profissionalizantes, são excelentes oportunidades para aquelas pessoas que estão precisando voltar ao mercado de trabalho, melhorar seu currículo ou começar uma profissão nova. Os cursos têm uma didática onde os participantes possam obter conhecimento rápido e de qualidade.

Inscrições: De 03 a 15 de janeiro na Secretariaria de Assistência Social localizada na Praça Matriz de Macaúbas.

Obs. Nos dias 7,8 e 14 e 15 – Estande na Praça da Feira para tirar suas dúvidas e fazer inscrições.

Veja abaixo as informações de cada curso:

OBJETIVO:

 Qualificar os profissionais para realizar, sob supervisão, manutenção preventiva e corretiva em motocicletas, interpretando esquemas e utilizando ferramentas e seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

REQUISITOS DE ACESSO:

7º ano do Ensino Fundamental I concluído Idade mínima de16 anos

PERFIL DE CONCLUSÃO:

O egresso do curso estará apto a desempenhar, sob supervisão, as principais funções no processo de manutenção de motocicletas, além de trabalhar em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene e saúde.

MODALIDADE – CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

Iniciação Profissional – Carga Horária total: 120 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Controle Dimensional Aplicado à Automotiva Fundamentos de Eletricidade Sistemas Mecânicos de Motocicletas Manutenção em Sistemas Elétricos de Motocicletas Manutenção em Sistemas Mecânicos de Motocicletas Injeção Eletrônica.

OBJETIVO:

Fornecer aos participantes, habilidades e competências básicas dos fundamentos de eletricidade, instalações elétricas prediais de baixa tensão e segurança em instalações elétricas, que garantam condições adequadas para inserção no mercado de trabalho.

REQUISITOS DE ACESSO:

Ensino Fundamental Completo

PERFIL DE CONCLUSÃO:

Ter domínio básico das tecnologias, usando técnicas especifica nas atividades, auxiliando na execução e manutenção das instalações elétricas residenciais utilizando práticas seguras

MODALIDADE – CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

Iniciação Profissional – Carga Horária total: 120 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estrutura da matéria, Geração, transmissão e distribuição de energia, Processos para obtenção de eletricidade, Grandezas elétricas e conversões, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff, Circuito elétrico (série, paralelo e misto), Potência elétrica, Resistividade, Queda de tensão, Magnetismo e Eletromagnetismo, C.A., Sistema Trifásico. Introdução ao magnetismo e eletromagnetismo; Sistemas de Medição. Erros de Medição. Características de Instrumentos de Medição. Instrumentos de medidas de tensão, corrente e potência. Sistemas de medição em AT e BT. Visão geral dos diversos instrumentos aplicáveis em eletricidade. Simbologia e diagramas elétricos, Redes e ramais elétricos, Tecnologia de ferramentas e materiais elétricos, Motor elétrico monofásico, Emendar, soldar e isolar condutores, Instalação de lâmpada comandada por interruptor simples, Instalação de lâmpada comandada por interruptor conjugado com tomada, Instalação de lâmpada comandada por interruptor de duas secções, Instalação de lâmpada comandada por interruptor paralelo e intermediário, Instalação de lâmpada comandada por controlador de luminosidade (dimmer), Instalação de lâmpada comandada por sensor de presença, Instalação de lâmpada comandada por interruptor de minuteria, Instalação de cigarra comandada por interruptor de campainha, Instalação de motor bomba comandada por chave magnética e chave bóia. Introdução à segurança com eletricidade, Riscos em instalações e serviços com eletricidade (O choque elétrico, Arcos elétricos, queimaduras e quedas, Campos eletromagnéticos), Riscos adicionais (Altura, Ambientes confinados, Áreas classificadas, Umidade, Condições atmosféricas), Técnicas de Análise de Risco, Acidentes de origem elétrica (Causas diretas e indiretas, Discussão de casos), Medidas de Controle do Risco Elétrico (Desenergização, Aterramento funcional, de proteção e temporário, Eqüipotencialização, Seccionamento automático da alimentação, Dispositivos a corrente de fuga, Extra-baixa tensão, Barreiras e invólucros, Bloqueios e impedimentos, Obstáculos e anteparos, Isolamento das partes vivas, Isolação dupla ou reforçada, Colocação fora de alcance, Separação elétrica), Equipamentos de proteção coletiva e Equipamentos de proteção individual, Procedimentos para inspeção, guarda, utilização e manutenção dos equipamentos de Proteção. Normas Técnicas Brasileiras ABNT (NBR-5410, NBR 14039 e outras).

OBJETIVO:

Oportunizar a qualificação de profissionais para executar atividades inerentes às etapas do processo construtivo de obra de edificações e confeccionar fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto armado.

REQUISITOS DE ACESSO:

Os candidatos ao curso devem: Ter concluído o 5º ano do ensino fundamental I (ou equivalente); Ter, no mínimo, 18 anos completos.

PERFIL DE CONCLUSÃO:

O egresso do curso de Pedreiro Polivalente estará apto a executar alvenarias, revestimentos e concretagem além de confeccionar, montar e desmontar formas e escoramentos para estruturas de concreto armado com segurança, qualidade e economia, seguindo as especificações, as normas técnicas, de segurança e de meio ambientes especificas e os prazos estabelecidos em projetos.

MODALIDADE – CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

Iniciação Profissional – Carga Horária total: 120 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Perdas e Resíduos de Construção (Reduzir, Reutilizar e Reciclar); Segurança do Trabalho na Construção Civil (Acidentes do Trabalho; Causas e Consequências de Acidentes; Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; Higiene e Saúde); Qualidade (Conceito, Princípios, Aplicabilidade na Construção Civil e 5S no Canteiro de Obras); Produtividade; Tópicos de Matemática Aplicada (As Quatro Operações Fundamentais, Sistema Métrico Decimal, Calculo de Área e Volume, Regra de Três Simples); Leitura e Interpretação de Projeto Arquitetônico; Estudo de ferramentas; Marcação, locação e gabarito; Noções sobre fundações; Traço de argamassa e concreto; Execução de alvenaria de bloco; Verga, contraverga e vão fechado com viga de concreto; Parede revestida com argamassa: chapisco, emboço e reboco; Assentamento cerâmico; Processo de fabricação das cerâmicas; Classificação da cerâmica; Acabamento da cerâmica; Qualidade da cerâmica; Propriedades das cerâmicas; Alterações do revestimento cerâmico; Tipos de revestimento cerâmico; Juntas na cerâmica; Rejuntamento; Limpeza; Assentamento cerâmico em pisos e paredes; Carpintaria de fôrma; Ferramentas; Leitura de projeto estrutural; Moldar formas de pilar e viga; Locar pilar e viga; Moldar estrado (fôrma) para laje.

OBJETIVO:

Oportunizar a qualificação de profissionais para pintar superfícies externas e internas de edifícios e outras obras civis.

REQUISITOS DE ACESSO:

Os candidatos ao curso devem: Ter concluído o 5º ano do ensino fundamental I (ou equivalente); Ter, no mínimo, 18 anos completos.

PERFIL DE CONCLUSÃO:

O egresso do curso de Iniciação para Pintor de Obras estará apto a pintar superfícies externas e internas de edifícios e outras obras civis, raspando-a, amassando-as e cobrindo-as com uma ou mais camadas de tinta; revestir tetos, paredes e partes de edificações e para tanto, entre outras atividades, preparar as superfícies a revestir, combinar materiais etc., segundo normas de segurança.

MODALIDADE – CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

Iniciação Profissional – Carga Horária total: 60 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Relações Interpessoais e Cidadania; Noções sobre Educação Ambiental; Segurança do Trabalho aplicada ao Pintor; Qualidade e Produtividade; Leitura e Interpretação de Projeto Arquitetônico; Estudo das Ferramentas; Conceito de Tintas; Características da Tinta; Conhecimentos Tecnológicos sobre a Fabricação da Tinta; Tipos de Tinta; Preparo dos Materiais de Pintura; Quantitativo dos Materiais; Preparação da Superfície; Pintura em Madeira, Alvenaria e Ferro; Repintura em: ferro, madeira e alvenaria.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.