Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3473-1461

  • E-mail

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a Sexta Manhã, de 08:00 às 12:00 Tarde, de 14:00 às 17:00

    Rua Dr. Vital Soares, 268, 1º Andar, Centro Macaúbas/BA

  • Outros meios de contato

Saúde
O MUNICÍPIO DE MACAÚBAS É HABILITADO NO PROGRAMA MELHOR EM CASA
02/02/2023

O Município de Macaúbas é habilitado no Programa Melhor em Casa que possui uma relação com a Atenção Básica:

 

 Aumentando a resolutividade e evitando internações hospitalares.

 

As equipes do Melhor em Casa podem e devem apoiar as equipes de atenção básica, no cuidado domiciliar a estes usuários de forma intensa e frequente, evitando a internação.

 

Vale ressaltar que a grande diferença entre equipe de atenção básica e o serviço de atenção domiciliar é a intensidade e complexidade do cuidado prestado. A atenção básica (modalidade AD1- é responsável pelo atendimento domiciliar ao usuário com condição clínica crônica/estável, com visitas programadas, no mínimo mensais, e de acompanhamento longitudinal.) Já no SAD (modalidades AD2 ou AD3) a programação das visitas deverá ocorrer, no mínimo, uma vez por semana, e a depender da necessidade do usuário, poderá ser diária, pois o atendimento destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.

 

A prestação da assistência na modalidade AD1 é de responsabilidade das equipes de atenção básica, incluindo equipes de Saúde da Família por meio de visitas regulares em domicílio, no mínimo, uma vez por mês. É direcionado ao usuário com condições clínicas aguda ou crônica agudizada que precisam de cuidados domiciliares intensivos e frequentes.

Assim que a situação clínica permita, o usuário terá alta do SAD, e aqueles com necessidade de continuidade de atenção domiciliar na modalidade AD1 deverão ser encaminhados à Unidade Básica de Saúde do território.

 

Partindo deste princípio a Secretaria de Saúde de Macaúbas realizou durante todo o mês de janeiro visitas para avaliação situacional de cada paciente e avaliação do projeto terapêutico utilizado pelos mesmos, com vistas a otimizar os processos assistenciais criando vinculação com as equipes de saúde da família e os diversos serviços ofertados no município.

 

 



Autor: ASCOM