Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3473-1461

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a Sexta Manhã, de 08:00 às 12:00 Tarde, de 14:00 às 17:00

    Rua Dr. Vital Soares, 268, 1º Andar, Centro Macaúbas/BA

  • Outros meios de contato

Educação
MEMORIAL DO PROGRAMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO - FORMACAMPO
16/08/2022

A Prefeitura Municipal de Macaúbas através da Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 12/08/2022 no espaço de evento Centro Cultural José Benedito do Amaral, das 19h00 às 22h00 a abertura do Programa Formacampo com os professores, diretores , coordenadores pedagógicos, alunos, visitantes e algumas famílias que compareceram ao evento.

 

O Programa Formação de professores do Campo (Formacampo) tem como objetivo central realizar atividades de extensão, por meio da formação continuada dos profissionais que atuam na educação do e no campo, em escolas dos municípios dos territórios de identidade situados na área de abrangência da UESB. As formações serão compostas de cursos de extensão online, sendo 40% de forma síncrona e 60% assíncrona, certificados pela PROEX/UESB, com carga horária total de 80 horas.

 

O público alvo da formação são os professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas do campo, e das escolas urbanas que recebem o alunado do campo. O encontro deu início com várias participações musicais dramatizadas por alunos do Colégio Municipal de Caroá, o Colégio Municipal de Coqueiro apresentou livros autorais lidos pelos alunos sobre sua comunidade, canções de viola apresentadas pelos alunos da EPJAI, a Comunidade de Boa Madeira abrilhantou o evento com o tradicional Samba de Roda, onde mostrou que essa cultura não desaparecerá em nossa região serrana.

 

Foi apresentado pelas coordenadoras do programa, Ednéia Oliveira Sousa Leão e Alzira dos Santos Leão a implantação da Educação do Campo, os princípios e fundamentos.  Com isso, fica claro a finalidade da Educação do /no Campo, que é oferecer uma educação escolar especifica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem.  O programa Formacampo é uma iniciativa que visa repensar e planejar novas e significativas práticas que valorizem os sujeitos e as diversas manifestações culturais do campo, respeitando suas identidades e saberes, fortalecendo o processo de ensino e de aprendizagem dos nossos educandos.

 

A Prefeitura Municipal de Macaúbas através da Secretaria Municipal de Educação está focando no fortalecimento da educação no/do campo, estabelecendo parcerias para a valorização da cidadania no campo, através de práticas educacionais com destaque nas tradições, costumes e cultura valorizando o sujeito.

 

 



Autor: ASCOM