o Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar

O objetivo do projeto, apresentado na 290ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/BA),  é mitigar o risco de casos e surtos de Covid-19 nos ambientes escolares com monitoramento das escolas estaduais e municipais para que possam reabrir e permanecer abertas com segurança para toda a comunidade escolar do estado da Bahia. A iniciativa prevê a realização de inquéritos seriados (“ciclos de testagem”), possibilitando o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico, e adoção das medidas de prevenção e controle COVID-19.

O município de Macaúbas, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação,  esta realizando  o projeto Partiu! # Testagem nas Escolas”. Esse é um projeto de vigilância ativa de COVID-19 na rede pública de educação, onde os testes são feitos no ambiente escolar, entre os estudantes e funcionários com o objetivo de identificar, isolar e monitorar os casos de covid-19 na rede escolar.

Espera-se por meio dos ciclos de testagem previamente agendado com a escola, que o percentual de testados, represente uma amostragem significativa da comunidade escolar. Isso faz que com o ambiente escolar fique mais seguro para o retorno as aulas presencias, e caso detecte algum caso positivo, a família e seus contactantes serão testados e acompanhados.  A realização de ciclos de testagem” possibilitará o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico de COVID-19 nas unidades escolares com adoção das medidas de prevenção e controle da covid em tempo oportuno.

Esse projeto partiu! # testagem nas escolas, que o município de Macaúbas aderiu, representa agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas possam reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar.

Protocolos sanitários
Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos.