ATO DE APROVAÇÃO DO PROJETO DE ABATEDOURO DE AVES QUE SERÁ INSTALADO EM MACAÚBAS

A Gestão Municipal vem buscando desenvolver projetos e ações que tragam desenvolvimento e crescimento para o município e toda a região. No dia 17 de setembro de 2021, O Prefeito Municipal, Aloísio Rebonato participou do Ato de aprovação do Projeto de Abatedouro de Aves. O encontro contou com a presença do representante do Consórcio Bacia do Paramirim, Leonardo Santos e do Prof. Almir Eloy Gestor do Conhecimento.

O ABATEDOURO DE AVES será instalado na FAZENDA EXPERIMENTAL DE MACAÚBAS que já tem instaladas as unidades de processamento de leite (COOPLAMAC) e a casa do mel, que brevemente entrarão em operação. Agora, foi demarcada uma área de 07 hectares para a instalação de equipamentos modelos das cadeias produtivas da avicultura e da suinocultura. Inicialmente será instalado um abatedouro de aves de pequeno porte, com capacidade de até 1.000 aves/dia, seguido, a médio prazo, de uma granja para 25.000 aves e, a longo prazo, uma fábrica de ração animal, que servirão de referência para os produtores da região interessados no segmento.

A retaguarda científica e tecnologia está assegurada pelo Acordo de Cooperação firmado entre a UFRB, EMBRAPA, FAEPE e a Associação Baiana da Avicultura – ABA, que inclui o município de Macaúbas como beneficiário. O projeto também consta do Planejamento Estratégico da Agropecuária Baiana, executado pela SEAGRI/BA (2011 – 2023) e contará com o apoio das instituições que compõem a Câmara Setorial da Carne – Aves e Suínos.

Todo o arranjo institucional está sendo colocado à disposição dos produtores rurais e empresariado local na sede da Fazenda Experimental no Povoado do Leite que está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, através do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, compartilhando a equipe técnica do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim.