NOTA DE ESCLARECIMENTO REFERENTE AS PESADAS CHUVAS QUE PRECIPITARAM NO MUNICÍPIO NOS ÚLTIMOS QUINZE DIAS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil esclarecem à população macaubense que as pesadas chuvas que precipitaram no município nos últimos quinze dias, com volume acumulado de aproximadamente 400 milímetros, metade da precipitação pluviométrica média esperada para o ano, causou danos severos ao sistema viário urbano e rural, prejudicando o tráfego de pessoas e veículos em todo o município, inclusive isolando alguns povoados tendo sido declarada Situação de Emergência no município no dia 28 de dezembro, encaminhando o Decreto para homologação pelo Governo do Estado e Aprovação pelo Governo Federal para que possamos receber auxílio para a recuperação das estruturas afetadas.

Medidas para a recuperação dos trechos das estradas rurais e das ruas afetadas estão sendo adotadas pelas Secretarias Municipais responsáveis pela manutenção da infraestrutura de transportes, obras e serviços públicos, com o envio de equipamentos para as localidades afetadas para restabelecimento das condições adequadas de segurança ao tráfego de veículos e pedestres e restabelecimento emergencial das vias de transporte entre a cidade e a zona rural.

Informamos que o Prognóstico Climático de Verão, emitido conjuntamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, publicado na NOTA CONJUNTA – INMET / INPE de 16/12/2021 apontam para precipitação de chuvas acima da média na Região Nordeste durante o verão 2021/2022.

Com esta previsão, a execução de alguns serviços para a recuperação das estruturas afetadas poderão demorar um pouco mais para serem concluídos. Assim, solicitamos cautela à população quando em trânsito pelas ruas e estradas municipais pra evitarem acidentes. Que adotem também medidas para a proteção pessoal e patrimonial.

Macaúbas, 04 de janeiro de 2022