Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3473-1461

  • E-mail

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a Sexta Manhã, de 08:00 às 12:00 Tarde, de 14:00 às 17:00

    Rua Dr. Vital Soares, 268, 1º Andar, Centro Macaúbas/BA

  • Outros meios de contato

Assistência Social
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC) PODE SER FEITO NO CRAS DE FORMA GRATUITA
18/05/2022

O BPC pode ser feito no CRAS de forma GRATUITA, sem a necessidade de auxílio jurídico particular. O usuário deve realizar o agendamento para dar entrada no requerimento através dos telefones: O BPC pode ser feito no CRAS de forma GRATUITA, sem a necessidade de auxílio jurídico particular. O usuário deve realizar o agendamento para dar entrada no requerimento através dos telefones: (77) 9 8102-8711 / (77) 3472-2110.

 

 

O QUE É?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício da assistência social no valor de 1 (um) Salário Mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, vivenciam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade ou para idosos com idade de 65 anos ou mais.

Para a concessão deste benefício, é exigido que a renda familiar mensal seja de até1/4 de salário mínimo por pessoa e não é preciso ter contribuído para Previdência Social.

 

 

ONDE DEVE SER SOLICITADO?

Para solicitar o BPC, você deve primeiro procurar o CRAS mais próximo da sua casa e se inscrever no Cadastro Único, informando o CPF do requerente e de todos os componentes da família. Caso já esteja cadastro, o requerente deve verificar se seus dados estão atualizados. No atendimento, o técnico do CRAS irá realizar todas as orientações necessárias, para que seja possível dar entrada no benefício, através dos canais disponibilizados pelo INSS.

 

 

QUEM TEM DIREITO AO BPC?

Têm direito ao BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, de qualquer idade, que tenham impedimentos de longo prazo.

Os requerimentos devem estar previamente inscritos no Cadastro Único com os dados atualizados e ter renda familiar mensal inferior a 1/4 de salário mínimo vigente.

 



Autor: ASCOM